As praças em Araruama são do povo. É neste espaço que a população se reúne, se diverte e expressa sua cultura como um todo.
As praças são assim: espaços democráticos e cheios de encantamento, dotados da melhor infra-estrutura para o lazer e entretenimento de nativos e visitantes. Hoje, as praças são verdadeiros cartões-postais do município.
Destaca-se principalmente a Praça Antônio Raposo, no centro da cidade. O espaço há algum tempo ganhou um visual moderno, transformando-se na praça de maior infra-estrutura do Estado. O complexo, conta com iluminação em estilo imperial, teatro de arena, piscina de hidroginástica coberta e aquecida, academia popular, playground, biblioteca virtual 24 horas, salão de dança ao ar livre, fraldário, salão de beleza, lanchonete, restaurante, Teatro Municipal, biblioteca, campo de futebol com grama sintética, chafariz. O espaço de extrema magnitude arquitetônica encanta os visitantes.
Outra praça que se transformou em ponto turístico é a Praça da Bíblia, o espaço dispõe de Monumento à Bíblia, com batistério, lanchonete, animais silvestres e chafariz.
O terceiro distrito de Araruama, São Vicente de Paulo, abriga ao centro a Praça Aoede Manoel Joaquim. O espaço possui quiosques de informação turística, anfiteatro, biblioteca virtual 24 horas, lago com chafariz, onde se encontram peixes da região e playground.